É inevitável ouvir reclamações constantes do uso de fontes universais para o notebook, indicando a redução no desempenho do aparelho com certo tempo de uso e danos em seus componentes internos.

Veja aqui 5 motivos dos problemas de uso de fontesde alimentação universais para notebook e entenda qual a melhor opção para a compra.

1. Amperagem e voltagem inadequadas

Por possuírem a possibilidade de operarem em diferentes amperagens e voltagens, as fontes de aliemntação universais podem não funcionar de forma adequada na voltagem e amperagem correspondente ao notebook.

2. Material inferior em relação às fontes originais

As fontes de alimentação dos notebooks universais costumam ser produzidas com componentes inferiores em qualidade do que as fontes originais, por isso costumam ser tão baratas em comparação com as outras. Isto diminui a vida útil da fonte e do notebook.

3. Picos de tensão

Devido à qualidade inferior dos componentes, as fontes universais geram picos de tensão, não funcionando de forma adequada em uma corrente contínua, o que danifica com o tempo os componentes da placa mãe do notebook.

4. Possibilidade de alterar a tensão

Se por um descuido a fonte cair no chão ou alguém mexer nela e alterar a tensão de saída, existem grandes chances da nova tensão danificar gravemente o notebook.

5. Notebooks que não permitem fontes universais

Alguns notebooks não recarregam com o uso de fonte de alimentação universais, necessitando a compra da fonte original ou paralela para a recarga.

Para gastar menos com a mesma qualidade das fontes originais, opte pelas fontes compatíveis. Estas são fontes baseadas no modelo original do produto, com exatamente as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto de tensão e corrente como do pino conector.